Convênio com o Ministério da Agricultura, com apoio da OCB-MS, para a implantação em cooperativas do estado do Mato Grosso do Sul, de métodos e ações que fortalecem a integração em rede e a capacidade gerencial das mesmas. O trabalho foi realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral, utilizando metodologia própria com reuniões na cidade de Campo Grande e projetos aplicativos in loco, nas cidades de Naviraí, Chapadão do Sul, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste , Maracaju e outros.
O método empregado, a RDI – Rede de Desenvolvimento Integrado, desenvolveu as habilidades em gestão e de governança nos participantes e no contexto das suas cadeias produtivas, por APL (arranjos produtivos locais), por cooperativas e associações, dentre outros.
Assim, ao capacitar gerencialmente tais empresas e suas cadeias produtivas, a RDI auxilia na preparação para atuarem individualmente e em conjunto, no contexto da intensa competição que caracteriza mercados cada vez mais globalizados, favorecendo a constituição de alianças mais sólidas entre as âncoras e sua cadeia produtiva. O projeto gerou valor recíproco por meio do estabelecimento de um processo de alinhamento estratégico e cooperação entre as empresas parceiras, a fim de alcançarem objetivos acordados entre os membros da parceria.
As principais razões para sua formação de redes são, dentre outras:
- Atender melhor ao cliente, provendo-o com melhores produtos, serviços ou soluções
- Acessar um grupo especial de clientes
- Acessar competências dos parceiros
- Possibilitar que as empresas foquem em seus negócios centrais, ao transferirem parte de suas atividades a terceiros
- Obter economias de escala, escopo, time to market, reduzir custos, aumentar sua eficiência produtiva
- Possibilitar diversificações
- Acessar novos mercados
- Diminuir o tempo de desenvolvimento de novos produtos/serviços/soluções
- Limitar os recursos investidos pela empresa/instituição
- Desenvolver e compartilhar novos conhecimentos e tecnologias